Sobre nosso trabalho
Leia mais sobre nós
MISSÃO
Cuidar e oferecer serviços de qualidade a pessoa idosa desenvolvendo ações de assistência nas Atividades de Vila Diária, acolher e garantir que os hóspedes tenham um envelhecer com a maior dignidade e qualidade possíveis e promover a qualidade de vida dos mesmos durante a permanência na instituição.
VISÃO
Atender todas as pessoas, com total integralidade e resolubilidade, que buscarem por atendimento nessa unidade.
PÚBLICO ALVO
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que necessitam de assistência para realização das atividades de vida diária.
Nossa casa foi fundada em 2007 pela Antônia Edvan da Silva, que é a represente e responsável pela instituição. Antônia sempre trabalhou com idosos em outras instituições e até mesmo como auxiliar de enfermagem particular. Realizando um dia seu sonho, juntou sua pratica e amor pelo cuidado de pessoas idosas e abriu sua própria Casa de Repouso, onde sempre oferecia cuidado e bem estar aos seus hospedes. Para realizar este sonho recebeu muitos incentivos, dentre eles um muito especial, da mãe de seu esposo, a Sra. Iolanda Toledo. Uma pessoa que acreditou e apostou no sonho de sua nora, que não esta mais entre nós na terra e foi homenageada.
Esta instituição teve sua primeira sede no bairro Vale do Sol no município de Embu das Artes. Era um espaço modesto e pequeno, onde tinha capacidade para atender 20 hospedes. Mas, foi ali que iniciou uma história de amor e cuidado, e que se solidificou esta instituição. Aquela casa ficou pequena e resolvermos mudar para uma casa maior, onde poderíamos atender mais hospedes e estender nossos serviços. Hoje nós estamos localizados em uma casa maior, em um ambiente de chácara que proporciona maior tranquilidade e paz aos hospedes.
A Casa Iolanda Toledo possibilita uma experiência personalizada ao idoso, através de atividades diferenciadas, cuidados integrais, além de uma alimentação balanceada.
Com mais de 17 anos de experiência no fornecimento de soluções inovadoras que melhoram a saúde e a qualidade de vida daqueles que precisam de cuidados com dignidade e excelência.
Nossa abordagem ao atendimento de qualidade se concentra no compromisso de fornecer um nível de especialização, treinamentos, atendimento ao paciente e monitoramento difícil de igualar em nosso setor.
Até o presente momento, a instituição já ultrapassou o atendimento de +1000 idosos e busca a cada dia o aperfeiçoamento e a garantia de qualidade de serviços prestados aos seus moradores e usuários.
Os idosos possuem uma rotina de cuidados intensos e conforme a necessidade de cada morador. Aqui os idosos realizam 5 refeições diárias, são auxiliados, quando necessário, para os cuidados de vida diária, tais como: banho, cuidados de higiene pessoal, vestimentas, alimentação, locomoção, ocupação e saúde.
Para que possamos cumprir com nossos objetivos na conservação e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e de saúde dos idosos, desenvolvemos diversas atividades, como: roda da conversa, dia de cinema, dia da historias, musicoterapia, Capoterapia, alongamento com fisioterapeuta, oficinas de autocuidado, arteterapias, artesanatos, dia de jogos, vivência culinária, recreação, dentre tantos outros projetos que realizamos ao longo do ano, com a participação de voluntários e visitantes.
Confiram em nossa Galeria alguns momentos registrados do nosso trabalho. Além disso, acompanhem em nossas redes sociais tudo o que rola por aqui.
A casa de repouso para idosos Iolanda Toledo é um ótimo lugar para quem busca tranquilidade, um lugar totalmente plano, com direito a dias de sol maravilhosos.
Todos os nossos ambientes foram planejados e decorados para garantir conforto aos idosos, com 7.000 m², de área verde e 1.200 m² de área construída. Totalmente acessível temos 80 leitos em acomodações individuais, duplas, triplas e quadruplas.
Contamos com duas salas de estar, uma equipada com TV e a outra para fazer Atividades lúdicas, com uma área tanto externa quanto interna ótima, sala de leitura e de espera, com uma quadra, separados por andar superior ala masculina e andar inferior ala feminina, dois refeitórios e ótimas acomodações.
Estadias
Escolha a melhor opção de estadia
Longa permanência
Mensal
O Hóspede irá morar na casa.
Curta permanência
Diárias
Pacotes para finais de semana ou feriados: Permanecerá na casa por períodos estipulados pela família.
Centro dia
Day Care
Em que o idoso chega de manhã e sai no final da tarde.
Nossa equipe
Contamos com profissionais qualificados e capacitados para prestar serviços de ótima qualidade e respeito a quem você ama.
Nossos valores
Perfil da empresa
Estamos comprometidos com os residentes e comunidades que atendemos para promover vidas mais saudáveis. Nós nos esforçamos para ser líderes do setor com padrões intransigentes medidos por resultados clínicos definidos, programas de atendimento ao cliente e sustentabilidade financeira.
Perguntas frequentes
O que é uma Casa de Repouso ou ILPI?
Você sabe o que é Casa de Repouso ou ILPI? A sigla ILPI designa Instituições para Longa Permanência para Idosos, tendo sido adotada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
As ILPI ou Casas de Repouso são locais com estrutura própria e que oferecem serviços voltados a pessoas idosas (que possuem acima de 60 anos).
Diferença de Casa de repouso e Asilo?
A Casa de Repouso (ILPI) atende apenas idosos, que possuem vínculos familiares, constituindo uma espécie de moradia provisória ou fixa. Podem ser privadas ou públicas. Nelas, os moradores têm acesso a alimentação, cuidados médicos e atividades diversas com profissionais especializados.
O Asilo é uma instituição que atende às pessoas que não possuem vínculos familiares, como órfãos e idosos. Os asilos estão sob a responsabilidade governamental. Sua função é dar auxílio, segurança, educação ou ainda abrigo ao público para o qual é destinada.
Porque as pessoas procuram Casa de Repouso?
Geralmente as famílias que nos procuram estão atualmente cuidando de um idoso, sendo este seu pai, sua mãe ou outro parente. Devido à alguma doença, ou apenas pelo avanço da idade, o idoso apresenta-se dependente para suas atividades de vida diária e seu autocuidado. Algumas famílias tentam montar uma estrutura em casa com cuidadores e auxiliares de enfermagem, além de adaptações no ambiente. Porém, muitas vezes, isso não é possível.
Muitos relatam a dificuldade de encontrar, manter e treinar funcionários em casa. Soma-se ainda os custos trabalhistas devido a horas extras, cobertura de folgas e faltas, etc.
Outra dificuldade comum é supervisioná-los, já que os membros da familia trabalham durante o dia. Além disso, é necessário, por exemplo, a colocação de barras e corrimãos nos corredores e banheiros, o alargamento de portas, a adaptação do box do banheiro, a colocação de piso antiderrapante, reformas para a retirada de escadas e degraus, entre outros.
Quando institucionalizar um idoso em uma Casa de Repouso?
Institucionalizar um idoso em uma Casa de Repouso pode ser uma decisão difícil, mas tomá-la pode promover a boa saúde e qualidade de vida ao idoso.
Se o idoso apresenta doenças neurodegenerativas ou não possui mais a capacidade de manter a sua independência, pode ser o sinal de que é o momento certo para procurar o auxilio de um
serviço especializado.
A Casa de Repouso Iolanda Toledo, promove o melhor cuidado a pessoas acima dos 60 anos, sejam independentes e dependentes, garantindo todo auxilio e suporte, além de momentos de lazer e a oportunidade de fazer novas amizades.
Como saber se meu ente querido esta pronto para se hospedar na casa de repouso?
- Seu ente querido precisa de ajuda para comer, usar o banheiro, ficar em pé, caminhar, deitar e realizar rotinas de higiene pessoal;
- Seu ente querido não se lembra mais de comer, tomar banho ou realizar outros rituais importantes;
- Seu ente querido muitas vezes fica confuso e esquecido;
- Seu ente querido acaba em situações perigosas por causa de sua confusão;
- Já tentou cuidadores particulares e não se agradou da escolha ou não deu certo;
- Você não consegue mais conciliar seu tempo de forma pessoal e com os cuidados e atenção necessária ao seu ente querido.;
Cuidador ou casa de repouso? Veja no que se basear para acertar na escolha
Assim que o idoso começa a ficar dependente, muitos familiares que não conseguem assumir o compromisso pelos cuidados ficam na dúvida sobre que decisão tomar para garantir o bem-estar e a segurança.
Sugiro à família avaliar as condições financeiras para arcar com esses cuidados. O local para oferecê-los. A rotina, pois contratar um cuidador, por exemplo, afeta a dinâmica da casa e de quem mora nela. E tem ainda a questão legal, não pode ser um único cuidador formal por 24 horas.
Caso o idoso demande acompanhamento integral, a família vai precisar de, no mínimo, dois cuidadores durante a semana mais um folguista e se responsabilizar pelas despesas da casa do idoso e pelo que acontece dentro dela com todos. Contratar por uma agência de cuidadores pode sair caro, mas assumir o papel de recrutador também dá muito trabalho e envolve riscos.
As ILPIs (instituições de longa permanência para idosos) podem ser convenientes quando o idoso exige, além de segurança, acessibilidade e conforto, pontos importantes que nem sempre sua casa pode oferecer, cuidados multidisciplinares e uma socialização maior.
O idoso tem a opção de se mudar de vez ou se instalar por um período que a família não consegue estar presente, e por 24 horas terá à disposição uma equipe de profissionais para atendê-lo.
Um residencial bom pode ser mais econômico e oferecer cuidados, talvez melhores, do que se o idoso estivesse em casa. Mas existe muito preconceito, principalmente por quem acha que deixar em uma instituição é abandonar. Pelo contrário, é cuidar melhor e o idoso pode ser mais feliz, tendo convívio com outras pessoas e atividades físicas e mentais.
E ai? consegui te ajudar ?
Como é composta a equipe da casa?
A equipe é composta por médico, enfermeira, auxiliares e técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, gerente administrativa, cozinheira, governanta, equipe de limpeza, nutricionista, fonoaudióloga, musicoterapeuta, fisioterapeuta, Capoterapeuta. O número de funcionários é baseado na nossa taxa de ocupação, no grau de dependência dos hóspedes e atende às normas da ANVISA e vigilância sanitária.
As visitas são livres?
Estabelecemos um horário para visitas, todos os dias da semana (segunda-feira á segunda-feira) dás 10:00 ás 16:00 para não atrapalhar a rotina dos hospedes. Porem não é necessário agendamento prévio para conhecer a casa.
Qual é o custo da mensalidade e o que está incluso?
A mensalidade varia de acordo com a acomodação escolhida e inclui a hospedagem, cuidados de enfermagem 24 horas, acompanhamento médico, alimentação com acompanhamento de uma nutricionista, fornecimento de roupa de cama e banho, atividades recreativas, como musicoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e capoterapia. Não estão incluídos materiais descartáveis, medicamentos, outros serviços e itens para uso pessoal.
Como funciona o teste de adaptação?
Durante os primeiros 7 dias, mantemos o hóspede acompanhado o tempo todo. Este período serve para observamos os hábitos, necessidades individuais e riscos, tornando a adaptação mais tranquila e eficaz e ajuda no planejamento posterior. Dizemos que o período de teste e adaptação dura em torno de 30 dias.